Recall de veículos Por que acontece? Como proceder?

10 de abril de 2019
Posted by: Viva Motors

Com significados de “Chamar de volta” ou “chamar”, o Recall é aplicado quando
necessário pelas concessionárias de veículos nacionais e importados. Regulamentado pelo
Código de Defesa do Consumidor, o Recall refere-se a um ato de recolhimento do produto por
parte da empresa, para indicar que o mesmo pode ter sido lançado com algum defeito. Nesses
casos, o Recall é utilizado como alerta, para destacar que o uso do produto pode gerar riscos à
segurança dos usuários.
Por exemplo, se você comprou um carro que está na lista do Recall, é importantíssimo
comparecer nos locais indicados pela concessionária, para assim resolver o problema e com
isso, preservar a sua integridade. É válido ressaltar que todo esse tempo investido deve ser
feito o mais breve possível, lembrando que tudo é para o bem da sua segurança.
Caso você tenha a experiência de ter um produto chamado para Recall, saiba que a
reparação do defeito no veículo é de responsabilidade total do fabricante e, inclusive, não
existe prazo para o reparo ser feito, podendo o condutor levar o seu carro para avaliação,
mesmo se estiver fora de garantia ou se já tiver passado anos do chamado do Recall.
Um ponto que merece ser mencionado, é que todas as empresas são obrigadas a
anunciar aos consumidores sobre o erro de fabricação e orientá-los sobre a forma de troca por
meio de comunicação divulgada em anúncios de TV, rádio, jornais, sites regionais do Procon,
site do Denatran, site da Senacon, site do Ministério da Justiça, páginas on-line das
montadoras, e-mail, telefone e aplicativos de mensagens eletrônicas. Como o Recall é
oferecido em concessionárias autorizadas, o serviço de reposição ou conserto é feito de forma
gratuita. Após a reparação no veículo, o ideal é que o proprietário exija o comprovante de que
o Recall foi realizado.
Você sabia que o serviço de Recall também é válido para os compradores de carros
seminovos e até mesmo os que já estão fora de garantia? Isso mesmo! Ambos possuem os
mesmos direitos, tanto compradores de veículos zero, quanto de veículos usados. Outra
questão que merece ser complementada é que um veículo selecionado na lista de Recall, não
perde valor. Caso você compre ou venda um veículo que esteja na lista, é necessário apenas
investigar se o reparo foi efetuado e caso não tenha ocorrido, o próximo dono do carro terá a
oportunidade de fazer a verificação a qualquer momento.
O consumidor que não comparecer ao Recall automotivo, além de colocar em risco a
sua vida e a de outros passageiros, pode ser possível até que comprometa o funcionamento do
veículo. Assim como a manutenção periódica do veículo é de extrema importância, uma
chamada de Recall também é ação fundamental. Se você receber o aviso de risco que o seu
carro pode oferecer, não deixe de contatar a concessionária e agendar prontamente o seu
Recall, com o objetivo de garantir a sua segurança e a de todos que poderão estar com você no
automóvel.

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